Jardim de Infância

Na pedagogia Waldorf, a brincadeira é permeada de imaginação e fantasia. A criança pequena tem a oportunidade de aprender imitando, brincando e explorando todo o ambiente que a envolve. Correr, saltar, pular, experimentar, são ações que estão no dia a dia do ritmo escolar Waldorf. Ao receber as crianças na sala de aula, o professor inicia o ritmo geralmente com as atividades do dia, que variam como: aquarela, desenho livre, preparo do pão, trabalho manual etc. O ritmo diário se encerra com a narração de histórias infantis, como contos rítmicos ou contos de fadas, e músicas para as crianças. 

 

O ritmo bem estruturado envolve além das atividades diárias, o brincar livre dentro da sala de aula e o brincar livre fora, no pátio ou no quintal da escola. O brincar dentro geralmente é permeado de brincadeiras contemplativas como: o cuidado com as bonecas e bebês da sala, a construção de cabanas, a montagem com toquinhos de madeira, o preparo de comidinhas na cozinha da sala, a transformação dos tecidos de diversas cores e texturas em fantasias etc. Já no brincar expansivo, a criança tem a oportunidade de explorar seu corpo físico correndo, saltando, pulando, subindo em árvores, balançando nos brinquedos, andando de perna de pau... Desta maneira, o professor ensina a criança pequena a respirar através do movimento de contração e expansão, no processo de aprendizagem que se dá através do livre brincar.

"Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de facilitadores na remoção de dificuldades. Cada criança traz das regiões divinas algo de novo para o mundo, e é nossa tarefa como educadores a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos de seu caminho, de forma a permitir que seu espírito adentre a vida em total liberdade."

— Rudolf Steiner

O nosso jardim de infância

 

Era uma vez...

Um Recanto, um espaço de encanto, de brincadeiras,

de músicas e pássaros a cantar...

De bordados, de aquarelas, muita alegria

e liberdade de brincar.

Num espaço com frutas frescas e pão quentinho até os miquinhos vem nos visitar.

E os peixinhos no chafariz nadam pra lá e para cá.

Com lindas árvores, lindas flores,

com balanços, bolos de lama...para a fantasia se libertar!

E as lindas bonecas de pano não poderiam faltar!

De gravetos, de folhas, de sementes, de tocos e tricôs.

Ao som da Kântale espalha-se harmonia pelo ar.

 

De massinha, de escorrega, de cabana, de panos coloridos a nos enfeitar.

Belos contos de fadas a contar...

e assim vão crescendo as crianças desse lugar.

© 2020 por Colégio Recanto do Fazer

Av. Ministro Lafaiete de Andrade, nº 1777, Marco II, Nova Iguaçu - RJ

CEP: 26261220. Telefones: (21) 2767-2266 | (21) 2767-9114 | (21) 99375-7124

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram