top of page

Setembro de 2020 - 101 anos da Pedagogia Waldorf

Atualizado: 19 de out. de 2020

A Pedagogia Waldorf nasceu em meio ao caos social e econômico que se seguiu à Primeira Guerra Mundial. Após a derrubada das formas sociais existentes, aqueles que se esforçavam em construir o futuro da Europa, buscavam novas orientações. Nesse contexto, Rudolf Steiner tentou contribuir com novas perspectivas para as primeiras tentativas de autogestão, impulsionando no seio do movimento social de iniciativas da cidadania os princípios da Trimembração do Organismo Social.


A fundação da Escola Waldorf surgiu diretamente desse impulso social de Trimembração.

Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf/Astória em Stuttgart, Alemanha, era um comprometido colaborador do Movimento pela Trimembração do Organismo Social. Em virtude da sugestão de R. Steiner, em princípios de 1919, dispôs que se proferissem palestras para seus empregados sobre temas sociais e educativos. Como conseqüência, surgiu entre estes o desejo de que seus filhos recebessem uma educação escolar mais adequada às reais necessidades do desenvolvimento humano na modernidade.


Para tal, E. Molt dirigiu-se a R. Steiner e pediu-lhe que ajudasse a organizar, segundo sua concepção sócio-antropológica, uma escola para os filhos dos operários de sua fábrica.


Depois de um intenso estudo sobre pedagogia, didática e metodologia com os docentes que trabalharam com R. Steiner para a elaboração da sua proposta pedagógica, em setembro de 1919, começou a funcionar a primeira escola Waldorf, em Stuttgart, Alemanha.


As escolas Waldorf formam a rede independente de educação que mais cresce no mundo. E foi apontada pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais e conflitos sociais.


Hoje, no Brasil, somos 265 Escolas Waldorf desde o Jardim de Infância até o Ensino Médio.

Assista o vídeo comemorativo do centenário da Pedagogia Waldorf.


Quer saber mais? Fale com a gente!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page