top of page

𝐎 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐍𝐃𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑

Seguimos com a série de postagens contando como a PW enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Como vimos no domingo anterior, na escola waldorf o professor segue junto com sua classe até o 8º ano, o que contribui e muito para o começo de um novo ano letivo, onde as relações são contínuas e já se conhece o ponto de partida que dará impulso ao trabalho.


𝐎 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐍𝐃𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑


Podemos nomear o 2º ano waldorf como o ano do tempo. E tempo é ritmo, movimento, ciclo, polaridade... Neste contexto, do macro para o micro os alunos observam e vivenciam as mudanças ocorridas na Natureza, desde o todo formado pelo ano até o pequenino segundo, passando pelas datas comemorativas, estações do ano, calendário, relógio... O ciclo da água, através da Época Da Gotinha d’Água, e o ciclo da semente à utilização da planta, através da Época Horta, Pomar e Jardim também vem fortalecer esse contexto no mundo mineral e vegetal.


A escrita e a leitura são consolidadas durante todo ano através de histórias, poemas, trava-línguas, canções, brincadeiras e etc., acompanhados pelo movimento rítmico corporal.


E é este movimento rítmico corporal, trabalhado diariamente, que traz as tabuadas de forma viva até a memória. Aqui, a tabuada é decorada no sentido etimológico da palavra: “guardar no coração”. Durante quatro épocas anuais, as tabuadas do 1 ao 12 passam a fazer parte do dia a dia escolar, se estendendo para muito além do 2º ano.


Nas histórias, os contos de fadas dão lugar as fábulas e lendas de santos, causando até certo espanto por parte dos alunos, pela construção textual tão distinta do que estavam acostumados anteriormente. Uma vem mostrar as fraquezas humanas cotidianas através das figuras de animais, e outra, em contrapeso, a grandeza que o homem pode alcançar na busca de aperfeiçoamento. Cultivadas lado a lado, as fábulas e lendas despertam duas posturas anímicas que se complementam; “de um lado, tolerância temperada com humor, do outro, capacidade de admirar”.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page