𝐎 𝐐𝐔𝐀𝐑𝐓𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑

Seguimos com a série de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Semana passada falamos um pouco sobre a crise dos 9 anos – a queda do paraíso, que se inicia no 3º ano escolar. Mas, o que acontece depois?


𝐎 𝐐𝐔𝐀𝐑𝐓𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑


Na crise dos 9 anos a criança passa por um processo de consciência de si, trazido pela manifestação do EU, que faz com que ela se reconheça enquanto individualidade. As mudanças iniciadas no 3º ano se consolidam no 4º, o que podemos perceber nesse processo de individualização cada vez mais evidente: surge a separação entre meninos e meninas com a identificação com uns e o estranhamento com outros, os embates na classe são mais frequentes, o professor deixa de ser perfeito... A criança se afasta do mundo uno e agora necessita afirmar-se neste “novo” mundo, o qual ela passa a olhar analiticamente.


O currículo waldorf vem ancorar este momento com a Mitologia Nórdica fazendo o caminho do homem do céu à terra, até a chegada do EU – nossa individualidade. Nesse contexto, auxiliando a criança a se situar no tempo e no espaço, as épocas de Português, Geografia e História local contam de suas raízes, pertencimento, de sua localização, partindo do tempo atual – o presente, conhecendo o pretérito e vislumbrando o futuro. Nas épocas de Matemática, o trabalho com as frações trazem a compreensão do todo e das partes e a segurança que mesmo independizando-se, não deixa-se de fazer parte do todo do qual surgimos. A análise do mundo fracionado fica também perceptível na época de Antropologia e Zoologia que desmembra o ser humano em partes interdependentes, tal como somos nós em relação ao mundo, e separa os seres da criação em reinos, dando ênfase ao reino mais próximo do homem – o animal, diferenciando-nos destes, por termos nossos braços e mãos livres para aprender a agir de forma altruísta com todos os seres ao nosso redor, dom esse, que deve caracterizar nossa espécie!


Siga-nos também no Instagram!

https://www.instagram.com/recantodofazer/


5 visualizações0 comentário

© 2020 por Colégio Recanto do Fazer

Av. Ministro Lafaiete de Andrade, nº 1777, Marco II, Nova Iguaçu - RJ

CEP: 26261220. Telefones: (21) 2767-2266 | (21) 2767-9114 | (21) 99375-7124

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram