š šššššš ššš ššššššš
Seguimos com a sĆ©rie de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Semana passada falamos um pouco sobre a crise dos 9 anos ā a queda do paraĆso, que se inicia no 3Āŗ ano escolar. Mas, o que acontece depois?
š šššššš ššš ššššššš
Na crise dos 9 anos a crianƧa passa por um processo de consciĆŖncia de si, trazido pela manifestação do EU, que faz com que ela se reconheƧa enquanto individualidade. As mudanƧas iniciadas no 3Āŗ ano se consolidam no 4Āŗ, o que podemos perceber nesse processo de individualização cada vez mais evidente: surge a separação entre meninos e meninas com a identificação com uns e o estranhamento com outros, os embates na classe sĆ£o mais frequentes, o professor deixa de ser perfeito... A crianƧa se afasta do mundo uno e agora necessita afirmar-se neste ānovoā mundo, o qual ela passa a olhar analiticamente.
O currĆculo waldorf vem ancorar este momento com a Mitologia Nórdica fazendo o caminho do homem do cĆ©u Ć terra, atĆ© a chegada do EU ā nossa individualidade. Nesse contexto, auxiliando a crianƧa a se situar no tempo e no espaƧo, as Ć©pocas de PortuguĆŖs, Geografia e História local contam de suas raĆzes, pertencimento, de sua localização, partindo do tempo atual ā o presente, conhecendo o pretĆ©rito e vislumbrando o futuro. Nas Ć©pocas de MatemĆ”tica, o trabalho com as fraƧƵes trazem a compreensĆ£o do todo e das partes e a seguranƧa que mesmo independizando-se, nĆ£o deixa-se de fazer parte do todo do qual surgimos. A anĆ”lise do mundo fracionado fica tambĆ©m perceptĆvel na Ć©poca de Antropologia e Zoologia que desmembra o ser humano em partes interdependentes, tal como somos nós em relação ao mundo, e separa os seres da criação em reinos, dando ĆŖnfase ao reino mais próximo do homem ā o animal, diferenciando-nos destes, por termos nossos braƧos e mĆ£os livres para aprender a agir de forma altruĆsta com todos os seres ao nosso redor, dom esse, que deve caracterizar nossa espĆ©cie!
Siga-nos tambƩm no Instagram!
https://www.instagram.com/recantodofazer/