𝕬 𝖈𝖗𝖎𝖘𝖊 𝖉𝖔𝖘 9 𝖆𝖓𝖔𝖘 - 𝖆 𝖖𝖚𝖊𝖉𝖆 𝖉𝖔 𝖕𝖆𝖗𝖆í𝖘𝖔

Seguimos com a série de postagens contando como a PW enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Domingo passado, contando sobre O TERCEIRO ANO ESCOLAR, citamos a crise dos nove anos. Vamos entender um pouco mais deste momento biográfico tão marcante na vida da criança!


𝕬 𝖈𝖗𝖎𝖘𝖊 𝖉𝖔𝖘 9 𝖆𝖓𝖔𝖘 - 𝖆 𝖖𝖚𝖊𝖉𝖆 𝖉𝖔 𝖕𝖆𝖗𝖆í𝖘𝖔


A criança pequena é una ao ambiente; vive plenamente imersa em seu meio, não se diferenciando de outras pessoas ou de outros seres. No decorrer do seu desenvolvimento, chega um momento em que ela começa a distinguir-se. Isso é algo novo e pode trazer um turbilhão de emoções, que do campo do sentimento cheguem a atingir o físico. A criança começa a se descobrir enquanto individualidade e não tem consciência do que está acontecendo. Sentir-se só e ensimesmar-se são características deste momento. Medo, insegurança, despertar para existência da morte, dores de barriga e de cabeça, sentir cada arranhão ou uma picada de inseto como algo que arrisca sua vida, são indícios comuns de que nossa criança está passando pela crise dos 9 anos – a queda do paraíso. Tal qual Adão e Eva que eram unos aos paraíso e ao comerem do fruto da árvore do conhecimento e serem expulsos para Terra, se dão conta de que estão nus, acontece com a criança. Por isso, as histórias do Antigo testamento vêm ancorar este momento biográfico.


Uma vez na Terra, Adão e Eva precisam buscar meios de sobrevivência e assim o fazem: com o que a natureza oferece constroem suas primeiras roupas, buscam o próprio alimento, providenciam o primeiro abrigo, nomeiam tudo que há... e a partir deles, todos os homens são capazes de, através do trabalho, criar, transformar, plantar, organizar, o que mostra para nossas crianças que a própria Terra nos dá a condição de viver nela e que vale a pena estar aqui. E esse trabalho que representa o dom de transformar, específico do homem, rodeia todo o 3º ano, nos ensinando a usar de forma útil e bela os dons que trazemos conosco.


Nos acompanhe também pelo Instagram!


https://www.instagram.com/recantodofazer/


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Colégio Recanto do Fazer

Av. Ministro Lafaiete de Andrade, nº 1777, Marco II, Nova Iguaçu - RJ

CEP: 26261220. Telefones: (21) 2767-2266 | (21) 2767-9114 | (21) 99375-7124

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram