A criança em idade escolar - Parte I
Atualizado: 20 de set. de 2020
Seguimos com a série de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano em seu desenvolvimento integral e assim atua em sua educação. A cada domingo uma novidade! Volte nas postagens anteriores e acompanhe cada fase abordada desde o início do 1° setênio.
A criança em idade escolar
"Devem, portanto, prestar atenção no momento em que ela passa pela troca dos dentes e [...] quando, pouco a pouco, a curiosidade e o anseio de saber vêm à tona - e em como devem então ser cuidadosos e cheios de tato [...]."
Rudolf Steiner
Enquanto educadores, precisamos conhecer antropologicamente o desenvolvimento infantil e aguçar nossa sensibilidade para perceber as várias transformações e mudanças que acontecem com as crianças neste período de transição entre o Jardim de Infância e o Ensino Fundamental. Através de nosso interesse vivo pelo que desperta na criança, deveremos guiar nosso trabalho em seu processo de escolarização.
Como citado anteriormente, com a chegada do 2º setênio e o corpo físico devidamente estruturado, abre-se espaço para que algo novo possa ocorrer: a escolarização da criança. Anuncia-se o tão ansiado 1º ano escolar, onde a criança começará a ser apresentada ao mundo através dos letras e dos números, o ano da alfabetização. Mas, para que o conhecimento aconteça de forma sadia, é preciso observar características que demonstrem que a criança está no momento correto para tal. A troca da dentição de leite é a característica mais destacada e além dela, há muitas outras que devem ser estudadas e observadas na criança desde o início de seu provável último ano no jardim. No próximo domingo abordaremos mais sobre elas. Não perca!
Nos siga também no Instagram!