Da história para a letra

Atualizado: Out 19

Seguimos com a série de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Acompanhe hoje como se dá a alfabetização num 1° ano Waldorf!


Da história para a letra


Quando as letras são introduzidas no 1º ano, as vogais se formam a partir de gestos que se transformam em símbolos e as consoantes são apresentadas fazendo o caminho da história para letra, passando pela imagem.


Em tempos primórdios, o conhecimento era transmitido pela tradição oral e ficava registrado exclusivamente na memória, com o passar do tempo começaram a existir os registros através das imagens (pinturas rupestres) e depois dos hieróglifos, a partir dos quais foi criado o primeiro alfabeto composto só por consoantes. O processo de alfabetização Waldorf, acontece relembrando o processo em que ocorreu a alfabetização da humanidade. A apresentação de cada uma das consoantes se dá da mesma forma:


- as crianças ouvem uma história da qual é tirada uma estrofe que será explorada oralmente;

- depois do trabalho oral, é apresentado o desenho na lousa, cuja forma e movimento propiciarão a retirada da letra trabalhada. As crianças reproduzem o desenho em seus cadernos com todo empenho e capricho;

- por fim, a letra é apresentado aos alunos e eles citam palavras com este mesmo som, que serão registradas em seus cadernos.


A grande diferença na apresentação das vogais em relação as consoantes é que após o trabalho oral (da história até a estrofe), se passa para um trabalho corporal, com movimentos que envolvem todo o corpo acompanhados dos sons AH - EH - IH - OH - UH. A imagem registrada no caderno pode ser a imagem do movimento do nosso corpo, do nosso grande gesto. E enquanto com as consoantes as imagens trazem algo que se transforma em símbolo, as vogais trarão qualidades anímicas como alegria, insistência, otimismo, entusiasmo e união, por exemplo.


Estamos também no Instagram. Esperamos sua visita por lá!

https://www.instagram.com/recantodofazer/

8 visualizações

© 2020 por Colégio Recanto do Fazer

Av. Ministro Lafaiete de Andrade, nº 1777, Marco II, Nova Iguaçu - RJ

CEP: 26261220. Telefones: (21) 2767-2266 | (21) 2767-9114 | (21) 99375-7124

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram