top of page

A criança no Jardim de Infância

Atualizado: 4 de ago. de 2020



Do terceiro para o quarto ano de vida, a brincadeira infantil passa por uma significativa mudança. Antes a criança brincava com seu próprio corpo e com o que estivesse ao seu alcance visual. Agora, ela passa a ver as coisas de outra forma, através de sua própria vontade. "Ao entrar no recinto onde a criança brinca, deparamos com um espetáculo encantador: o tapete se transformou no mundo. O campo central é o lago, as faixas em redor se transformaram em caminhos. Embaixo da mesa é uma casa. Pedaços de madeiras e banquinhos são trens, carros e morros. Ela sobrepôs sua fantasia à realidade, vendo esta última como a fantasia quer." (Lievegod, 1994, p.50).


Neste período a criança que já passou pela primeira tomada de consciência de si mesma, desenvolve uma nova força que se contrapõe ao mundo exterior: a fantasia criativa e torna-se capaz de transformar o mundo conforme suas necessidades interiores. Surge um novo espaço na criança, uma vida interior, que deve ser enriquecida possibilitando-lhe dar livre curso a sua fantasia, a sua própria atividade criativa.


E foi dessa fantasia criativa que surgiram os contos de fadas populares que revelam para as crianças a nossa natureza espiritual, de forma tão bela. É chegado o momento em que se deve começar a contá-los para ela, repetidas vezes, de modo tranquilo, para que ela possa formar imagens verdadeiras dentro de si, que contribuirão para seu o desenvolvimento interior.


No jardim de infância waldorf, a criança será cuidada por uma jardineira a quem possa imitar, e dentro de uma estruturação rítmica, receberá pequenos contos como alimento diário para sua vida interior, criará bons hábitos, poderá explorar seus sentidos e terá uma espaço apropriado para dar livre curso a sua fantasia, através do brincar.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page