A Pedagogia Waldorf

“Na educação, há três maneiras de motivar crianças a aprender: medo, ambição e amor. Na pedagogia Waldorf, se procura evitar as duas primeiras opções o quanto possível e se busca desenvolver nas crianças amor pela causa. As crianças devem interessar-se pelas matérias e pela escola por amor, e não por alguma nota ou benefício pessoal. Medidas coercitivas externas são evitadas o quanto possível. Não é a obrigação externa que deve ser decisiva para o aprendizado, mas o entusiasmo pela matéria. Mas isso só é possível se os próprios professores estiverem tão entusiasmados e interessados no assunto quanto esperam dos alunos.”

— Rudolf Steiner


“As escolas Waldorf, que começaram na mente esotérica do filósofo austríaco Rudolf Steiner, forjaram uma mistura única de métodos de ensino progressistas e tradicionais que parecem alcançar resultados impressionantes — ao nível intelectual, social e até mesmo moral.”

— Todd Oppenheimer


Gostaria de saber mais sobre essa pedagogia que pensa a formação do ser humano para além das competências curriculares, mas pensando no emocional e na autonomia do ser?

Venha nos conhecer!




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo