top of page

A criança em idade escolar - Parte III

Seguimos com a série de postagens mostrando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Abordamos a criança na 1° infância, sua passagem pelo jardim de infância e agora chegamos na criança em idade de alfabetização. Role pra cima e veja todas as nossas postagens anteriores!


A CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR

Aspectos do ambiente pedagógico


Pronta para adentrar ao ensino fundamental, a criança que inicia sua vida escolar, se depara com algo bem distinto do que vivenciou durante o período que fez parte do Jardim de Infância. Um novo ambiente a aguarda, com mesas e cadeiras predispostos de forma que a professora ou professor de classe possa colocar-se à frente da turma e conduzi-la por todo tempo de aula.


Esse professor que acompanhará a turma durante alguns anos, representa um ponto de referência para os alunos, é a quem chamamos de autoridade amada - ele é autor de seus atos com sentido, é visto pelos alunos como um herói e deve ser digno de merecer o amor e veneração destes, que atuam por amor a ele. Pelo seu empenho, incutirá hábitos saudáveis em seus alunos e os conduzirá na formação de grupo e no respeito às regras, o que será levado por todas suas vidas.


É através da linguagem falada que o professor apresenta o mundo exterior para criança e introduz verdades da vida em seu mundo interior. A palavra falada que vai de um ser humano ao outro, faz a criança formar imagens, que vão preenchendo seu mundo interior.


Assim, 'entusiasmando-se sempre de novo pela matéria que ensina', o professor fala ao coração de seus alunos, que recebem seus ensinamentos com o mesmo entusiasmo que ele tem dentro de si e desta forma, a alfabetização deste aluno escolar acontece.


Dê uma passada no Instagram e siga a gente também por lá!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page