š šššššššš ššš ššššššš
Seguimos com a série de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. A cada domingo um pouco desta pedagogia tão completa para você!
š šššššššš ššš ššššššš
Neste perĆodo as crianƧas comeƧam a viver a crise dos 9 anos - se percebendo enquanto individualidade - nĆ£o se vendo mais una ao outro e nem ao todo; Ć© como se de repente, acordassem num mundo diferente e desconhecido, o que gera a sensação da queda do paraĆso, da perda da seguranƧa, do despertar para possibilidade da própria morte e da morte das pessoas que ama. E sabiamente, o currĆculo waldorf vem ancorar este momento biogrĆ”fico, mostrando para elas que vale a pena viver neste novo e ādesconhecidoā mundo, com o qual podemos e devemos interagir, atuando positivamente.
As histórias do Antigo Testamento vĆŖm trazendo a criação do mundo, a chegada do homem na Terra e a atuação deste desde a queda do paraĆso, mostrando assim o surgimento das profissƵes primordiais, a evolução das moradias no decorrer da história da humanidade, que se dĆ£o, graƧas ao dom de transformar do qual Ć© dotado cada ser humano ā o que fica ainda mais evidente no processo do preparo da terra para o plantio do trigo, atĆ© a colheita e preparo do pĆ£o com a farinha produzida pela própria classe.
Este novo mundo - interno e externo - precisa ser reconhecido, organizado e classificado, o que acontece, principalmente, na LĆngua Portuguesa atravĆ©s do inĆcio do trabalho com as classes gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos) e na MatemĆ”tica com a chegada do sistema de numeração decimal.