𝐎 𝐓𝐄𝐑𝐂𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑

Seguimos com a série de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. A cada domingo um pouco desta pedagogia tão completa para você!


𝐎 𝐓𝐄𝐑𝐂𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐑


Neste período as crianças começam a viver a crise dos 9 anos - se percebendo enquanto individualidade - não se vendo mais una ao outro e nem ao todo; é como se de repente, acordassem num mundo diferente e desconhecido, o que gera a sensação da queda do paraíso, da perda da segurança, do despertar para possibilidade da própria morte e da morte das pessoas que ama. E sabiamente, o currículo waldorf vem ancorar este momento biográfico, mostrando para elas que vale a pena viver neste novo e “desconhecido” mundo, com o qual podemos e devemos interagir, atuando positivamente.


As histórias do Antigo Testamento vêm trazendo a criação do mundo, a chegada do homem na Terra e a atuação deste desde a queda do paraíso, mostrando assim o surgimento das profissões primordiais, a evolução das moradias no decorrer da história da humanidade, que se dão, graças ao dom de transformar do qual é dotado cada ser humano – o que fica ainda mais evidente no processo do preparo da terra para o plantio do trigo, até a colheita e preparo do pão com a farinha produzida pela própria classe.


Este novo mundo - interno e externo - precisa ser reconhecido, organizado e classificado, o que acontece, principalmente, na Língua Portuguesa através do início do trabalho com as classes gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos) e na Matemática com a chegada do sistema de numeração decimal.


5 visualizações

© 2020 por Colégio Recanto do Fazer

Av. Ministro Lafaiete de Andrade, nº 1777, Marco II, Nova Iguaçu - RJ

CEP: 26261220. Telefones: (21) 2767-2266 | (21) 2767-9114 | (21) 99375-7124

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram