Jogos Gregos

No 5º ano, a criança encontra um equilíbrio no desenvolvimento físico e conquista bons hábitos de aprendizado. O ensino de culturas das Antigas Civilizações traz para o aluno contribuições da Índia, Pérsia, Mesopotâmia, Egito e Grécia para a compreensão do mundo.

Este é o ano da mudança da pré-história e das histórias míticas para a história formal. A época de estudo da Grécia antiga é marcada pela encenação dos Jogos Olímpicos Gregos.

A criança de 11 ou 12 anos está em um momento decisivo em seu desenvolvimento, o crepúsculo entre uma fase de desenvolvimento e outra. Eles estão se aproximando do fim da infância propriamente dita.

É importante que façamos uma pausa para marcar e celebrar a infância em plena floração. Esse é um dos objetivos dos Jogos Gregos realizados no 5º ano nas escolas Waldorf.

Os Jogos não são uma competição para ver quem é o mais forte, ou o mais rápido. É um trabalho em que nos envolvemos com o outro. É uma expressão de humanidade que todos nós compartilhamos. É uma celebração da força e da beleza da infância em sua expressão mais plena.

Assim os Jogos Gregos são como um portal que as crianças atravessam se despedindo da infância e partindo, confiantes, rumo à adolescência.

***

No último domingo – 21/11 – as turmas do 5º ano de 2020 e 2021 participaram dos Jogos Gregos, somente entre os alunos da escola, respeitando os devidos cuidados em relação ao momento pandêmico que ainda vivemos.

A união de esforços entre famílias e escola proporcionou o acontecimento deste lindo evento, que ficará para sempre marcado na memória afetiva de nossas crianças e de todos nós!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo