top of page

A criança no primeiro setênio




Partindo de uma visão antropológica, a Antroposofia explica e fundamenta o desenvolvimento humano em ciclos de sete anos, cada qual com suas características marcantes em nosso desenvolvimento. A estes períodos dá-se o nome de setênio.

Vamos iniciar tratando do primeiro ciclo do desenvolvimento humano - que refere-se a criança desde o nascimento até a fase da troca de dentes, por volta dos 7 anos de idade.

Nesta fase inicial da vida, a criança tem seu corpo físico sendo modelado pelo que denominamos corpo vital; a maior parte de energia e força que o corpo utiliza está voltada para o desenvolvimento da organização física, que é o foco deste setênio.


Ela é una ao ambiente em que vive, estando completamente imersa no mundo do qual faz parte e portanto, absorve tudo que a permeia como acontece a uma esponja, que tanto absorve líquidos, quando muda de forma ao nosso manuseio.


A criança realiza sua interação com o mundo através dos órgãos dos sentidos, que são as portas para que ela experimente-o, perceba-o, conheça-o e até se distinga desse todo durante seu crescimento.


Enquanto adultos, precisamos apresentar um mundo bom para criança, onde ela possa vivenciá-lo de forma positiva, sentindo-se confiante em pertencer a ele e sentindo prazer em nele desenvolver-se. O que é necessário ao seu desenvolvimento precisa ser provido por meio do brincar, do afeto, de limites, de ritmos, da alimentação e do nosso empenho em nos auto-educar para transmitirmos o melhor de nós para nossos pequenos.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page