top of page

0 QUINTO ANO ESCOLAR

Seguimos com a série de postagens contando como a PW enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Após as vivências decorrentes da crise dos 9 anos, o que será que se apresenta?


QUINTO ANO ESCOLAR


Podemos entender o 5º ano como o ápice de uma montanha que a criança vem galgando desde o nascimento e agora, corporalmente, atinge uma proporção tão harmoniosa que somente será alcançada na vida adulta. Para atender esse momento, a melhor imagem é a do grego do período da Grécia Clássica – aquele momento em que a humanidade atinge com sua capacidade de percepção e reflexão a possibilidade de pensar sobre o mundo e não de simplesmente viver nele. A criança começa a olhar o mundo e refletir sobre ele e daí nascem muitas perguntas. Inaugura-se um período maravilhoso de maior diálogo entre as próprias crianças e entre as crianças e os adultos que as cercam. Do pico da montanha ela olha o mundo inteiro e tem vontade de conhecê-lo profundamente.


Épocas como as de História das Antigas Civilizações, Geografia, Zoologia, Geometria, além das de Língua Portuguesa e Matemática, vêm apoiar este momento biográfico, inserindo as crianças no espaço através do conhecimento das etapas do desenvolvimento da humanidade e da descoberta de um mundo mais objetivo, com leis mais independentes do ser humano, desenvolvendo nelas o interesse pelo mundo e pelos seus semelhantes. É natural que essas aulas falem ao sentimento (como deve acontecer em todo o 2º setênio), mas além disso, se voltando para o pensar imagético-concreto; as crianças tem de poder sentir um imenso prazer quando começam a captar pequenos detalhes e fazer grandes relações.


Coroando o 5º ano, grupos de escolas waldorf se juntam para os Jogos Gregos, onde os alunos começam o dia com arte, vivenciam o pentlato - conjunto dos cinco principais exercícios atléticos praticados pelos antigos gregos: corrida, arremesso de disco, salto, lançamento de dardo e luta - e encerram sendo agraciadas com belas coroas de louros.


Siga-nos também no Instagram.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page