top of page

Ritmo diário no 1º ano

Atualizado: 19 de out. de 2020

Seguimos com a série de postagens mostrando como a PW enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Role para cima e acompanhe as nossas postagens anteriores!


Ritmo diário no 1º ano


'𝑪𝒐𝒎 𝒔𝒖𝒂 𝒍𝒖𝒛 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒊𝒅𝒂

𝒐 𝒔𝒐𝒍 𝒄𝒍𝒂𝒓𝒆𝒊𝒂 𝒐 𝒅𝒊𝒂,

𝒆 𝒐 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓 𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐,

𝒒𝒖𝒆 𝒃𝒓𝒊𝒍𝒉𝒂 𝒏𝒂 𝒎𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒂𝒍𝒎𝒂,

𝒅á 𝒇𝒐𝒓ç𝒂 𝒂𝒐𝒔 𝒎𝒆𝒖𝒔 𝒎𝒆𝒎𝒃𝒓𝒐𝒔.

𝑵𝒂 𝒍𝒖𝒛 𝒅𝒐 𝒔𝒐𝒍, 𝒐𝒉 𝑫𝒆𝒖𝒔,

𝒗𝒆𝒏𝒆𝒓𝒐 𝒂 𝒇𝒐𝒓ç𝒂 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂

𝒒𝒖𝒆 𝑻𝒖, 𝒃𝒐𝒏𝒅𝒐𝒔𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆,

𝒑𝒍𝒂𝒏𝒕𝒂𝒔𝒕𝒆 𝒏𝒂 𝒎𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒂𝒍𝒎𝒂.

𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒖 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒕𝒆𝒓

𝒂𝒏𝒔𝒆𝒊𝒐 𝒆𝒎 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒂𝒓.

𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒖 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒕𝒆𝒓

𝒅𝒆𝒔𝒆𝒋𝒐 𝒅𝒆 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒏𝒅𝒆𝒓.

𝑫𝒆 𝑻𝒊, 𝒗𝒆𝒎 𝒍𝒖𝒛 𝒆 𝒇𝒐𝒓ç𝒂.

𝑸𝒖𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝑻𝒊 𝒓𝒆𝒇𝒍𝒖𝒂𝒎

𝒂𝒎𝒐𝒓 𝒆 𝒈𝒓𝒂𝒕𝒊𝒅ã𝒐.'

(𝑹𝒖𝒅𝒐𝒍𝒇 𝑺𝒕𝒆𝒊𝒏𝒆𝒓)


No 1º ano o tempo que o aluno fica na escola é dividido entre a aula principal, o recreio e as aulas extras.


A aula principal compreende as primeiras duas horas da manhã e é realizada no seguinte ritmo: O professor recebe os alunos na porta da sala, cumprimentando e fazendo contato visual com cada um; dentro da sala, o professor saúda o grupo e todos juntos declamam o verso da manhã (vide epígrafe); dá-se início a parte rítmica da aula, composta por canto, declamações individuais e em grupo, tocar instrumentos, movimento, brincadeiras; a parte rítmica dá lugar ao desenho de formas, onde as crianças após verso preparatório, se dedicam a executar a forma apresentada que será trabalhada por alguns dias; segue-se então um momento de retrospectiva da aula do dia anterior e, como novidade, chega o conteúdo do dia.


Encerrando esse tempo junto ao professor de classe, acontece o momento da história, precedido da preparação do ambiente da sala e do interior de cada criança, para receber o conto de fadas. Ainda dentro do tempo da aula principal, as crianças lancham junto ao seu professor.


Depois de um recreio de 30 minutos (ou mais) até o momento de ir embora, iniciam-se as aulas extras como os professores de matéria (duas línguas estrangeiras, música, trabalhos manuais, euritmia, religiosidade) ou com o próprio professor de de classe (jogos e atividades artísticas como pintura e aquarela).


Dê uma passada no Instagram e siga a gente também por lá!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page