top of page

ALFABETIZANDO NO MOMENTO CORRETO E NA DOSE CERTA - 1ª parte

Seguimos com a série de postagens contando como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Semana passada me apresentei, ao contar do dia do arco de flores de minha classe, em 2017. Vamos agora descobrir como foi o 1° dia de aula!


𝑨𝑳𝑭𝑨𝑩𝑬𝑻𝑰𝒁𝑨𝑵𝑫𝑶 𝑵𝑶 𝑴𝑶𝑴𝑬𝑵𝑻𝑶 𝑪𝑶𝑹𝑹𝑬𝑻𝑶 𝑬 𝑵𝑨 𝑫𝑶𝑺𝑬 𝑪𝑬𝑹𝑻𝑨 - 1ª 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒆


Encerrado o momento do arco de flores, seguimos juntos para nova sala de aula, onde todos foram saudados pela professora posicionada à sua frente e através dos gestos e canções que indicam posturas e movimentos, seguiram o novo ritmo escolar, desde as boas-vindas na porta até o momento da despedida.


Olhares curiosos, assimilando o novo ambiente e eis que surge a primeira mãozinha levantada: "Professora, é hoje que vamos aprender a ler e escrever?". Respondi que iríamos começar hoje sim, fazendo com nossas mãos algo muito importante que os adultos fazem. E assim traçamos as primeiras linhas reta e curva. Todas as crianças encantaram-se por esse trabalho.


O aluno da primeira pergunta realmente era o mais apressado para aprender a ler e escrever - seu maior desejo. Sabia que ele havia tido sua primeira infância preservada e não foi apresentado às letras antes do tempo devido, nem dentro nem fora da escola. Sua família o confiou a uma Jardim Waldorf por conhecer e acreditar nesta Pedagogia, não indo na contramão da proposta escolar. Porém, a classe também era formada de alunos oriundos de outras escolas e já pré-alfabetizados. E, para todos, a metodologia de alfabetização da Pedagogia Waldorf - respeitando a curiosidade e o anseio de saber, que vêm à tona gradativamente na criança - trouxe resultados benéficos, levando meus queridos alunos e alunas a alfabetizarem-se no momento correto e na dose certa, com prazer e alegria!


Estamos te esperando também no Instagram! Segue a gente e compartilha com seus contatos.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page