top of page

Entre a troca dos dentes e a puberdade - Parte II

Atualizado: 16 de set. de 2020

Seguimos com a série de postagens contando como a PW enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral. Continuamos abordando a transição do 1° para o 2° setênio de vida, marcada pela tão comentada troca da primeira dentição, e que traz características novas ao desenvolvimento infantil.


Role até domingo passado para acompanhar o início do texto!


Entre a troca dos dentes e a puberdade - Parte II


Na imitação dos fazeres do adulto (que acontece bastante durante a brincadeira) a criança passa a buscar o sentido do que se está imitando. Antes ela rabiscava porque via adultos escrevendo, agora deseja imitar o movimento das letras e o ato de ler, por exemplo, tentando descobrir os mistérios ali existentes. E é através desta imitação que as crianças, ao adentrarem pela primeira vez numa sala de aula totalmente diferente do que vivenciavam antes, conseguem seguir o ritmo de seu 1º dia de aula.


Dentre as histórias, os pequenos contos de fadas vão dando lugar a contos maiores. E no decorrer de cada ano, outras histórias virão alimentando o interior da criança conforme suas necessidades, trazendo exemplos diversos de formas de atuação significativa no mundo, fazendo com que a criança deseje inserir-se neste mundo e também viver sua vida com sentido.


A memória - característica deste setênio - se apresenta, fazendo com que a criança seja capaz de narrar os acontecimentos do dia anterior detalhadamente e ouvir contos maiores, agora contados em partes por alguns dias, recuperando o que foi contado anteriormente; o aprendizado, fruto de suas vivências, tem registro na memória.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page